Árvore e Rocha: a fé que se prova nas obras | Pe. Vinícius Santoro Magalhães | Liturgia Diária (13 de Set)

 


Liturgia Diária
São João Crisóstomo, Bispo e Doutor

O Evangelho deste dia (Lc 6,43-49) é um tapa na cara de quem vive de fachada. Jesus não enrola: árvore boa dá fruto bom, árvore má dá fruto ruim. Não adianta bancar o santo na boca e viver como um hipócrita no coração. São João Crisóstomo, cuja memória celebramos hoje, dizia: “Não é possível que a árvore má dê bons frutos, nem que a árvore boa dê maus frutos”. É isso: nossas obras revelam quem realmente somos.

Quantos se enchem de rezas, palavras bonitas e até de discursos piedosos, mas, na prática, vivem no pecado, na mentira, na fofoca, na luxúria e no orgulho. É como Jesus falou: construir a casa na areia. Pode parecer firme por fora, mas basta uma chuva para desmoronar tudo. E essa ruína não é só aqui, mas pode ser eterna: o inferno espera os que vivem de aparência.

São João Crisóstomo não tinha medo de dizer verdades incômodas. Ele advertia: “Não basta dizer: ‘Senhor, Senhor’; é preciso praticar a virtude”. O mesmo vale para nós. Quem não planta raízes na rocha, que é Cristo, será arrastado pela correnteza do pecado.

Por outro lado, quem ouve e pratica a Palavra constrói sua vida sobre a rocha. Essa rocha é Cristo, e n’Ele nada pode abalar. Podem vir as tentações, as provações, as perseguições e até as quedas da vida, mas aquele que tem a alma enraizada no Senhor não se perde.
 
A fé verdadeira sempre se traduz em obras: na caridade, na pureza, na humildade, na luta contra o pecado. E aqui está o grande exame da nossa vida: o que revelam os frutos que damos? Se são amargos, é hora de converter o coração. Se são doces, é graça de Deus agindo em nós.
 
Peçamos hoje, pela intercessão de São João Crisóstomo, a coragem de viver na verdade, sem máscaras e sem aparências, para que nossa fé seja sólida como casa firmada na rocha e frutifique para a vida eterna.

Abençoe-vos o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. 

Salve Maria!




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem