Rito de Imposição do Hábito

 

Após a homilia inicia o Rito de Imposição dos hábito. 
Os eremitas que receberão o hábito ficam de pé, e o celebrante faz a seguinte oração. 

Pres.: Estes eremitas devem se revestir da armadura de Deus para que possam resistir nos dias maus, e se manterem inabaláveis no cumprimento de sua missão. Por Cristo Senhor nosso. 

Ass.: Amém.  

Pres.: Lembrem-se que o hábito não faz o monge, mas sim o monge que o reveste, o hábito auxilia o monge a lembrar de sua mentalidade e de seu carisma, e principalmente do cumprimento de sua missão. 

Os eremitas são chamados (respondem presente) ficam de frente para o Celebrante. 

Pres.: Oremos, Ó Deus eterno e todo-poderoso, revesti esse pobre servo e escravo por amor a Maria Santíssima com sua armadura celeste. Por Cristo Nosso Senhor. 

Ao terminar, o povo aclama: 

Ass.: Amém. 

Os eremitas voltados ao Presidente da celebração, se preparam:

CP: Irmãos e irmãs, estes nossos irmãos, desejando consagrar-se mais plenamente ao serviço de Deus e da Igreja, recebem agora o hábito dos Arautos do Evangelho, sinal visível de sua entrega e missão. Inteiramente sobre a proteção de Nossa Senhora, concedei-nos a certeza da salvação eterna, e que estejam de prontidão para evangelizar. 

As Botas.

Pres.: Recebe estas botas, lembrando-te do chamado a ser missionário incansável, pronto a levar o Evangelho a todos os lugares, com coragem e determinação.

A Túnica.

Pres.: Recebe esta túnica, símbolo da pureza batismal e do desprendimento do espírito mundano. Seja para ti sinal exterior da nova vida em Cristo e do propósito firme de segui-Lo com fidelidade. Que, revestido desta veste, teu coração se revista também das virtudes que convêm a um verdadeiro Arauto do Evangelho. 

O Escapulário com a cruz de São Tiago Apóstolo e o Capuz.

Pres.:  Recebe este escapulário, sinal da tua consagração e do manto protetor de Maria Santíssima. Nele brilha a Cruz dos Arautos: o vermelho exprime o amor e o sacrifício; o branco, a pureza; o dourado, a vocação à santidade; e suas pontas em flor-de-lis proclamam tua pertença à Virgem Maria. Junto a ele, o capuz, sinal de recolhimento e vida interior, recorda-te da busca constante pela união com Deus no silêncio e na oração. Não olhe para trás, renúncia este homem velho e a vida passada que desposaste completamente, e assim revestido do homem novo a imagem de Deus em santidade e justiça

A Corrente  

Pres.: Recebe esta corrente, sinal de tua consagração a Jesus por Maria. Assim como a corrente é forte e inquebrantável, que tua fidelidade ao Senhor seja constante e inabalável. Que ela te lembre de tua entrega total ao serviço do Reino de Deus.

O Santo Rosário  

Pres.: Recebe este rosário, que é o compasso da tua vida espiritual. Que, ao meditar os mistérios da vida de Cristo, tua alma seja transformada pela oração constante. Que, em união com Maria, tu saibas acolher a Palavra de Deus e a difundir com alegria.O Rosário é a oração dos fortes. Proclamem a Glória de Deus por meio de Maria.


Pres.: Oremos, Ó Deus de bondade, que chamais ao vosso seguimento aqueles que desejais tornar sinal do vosso amor no mundo,dignai-vos olhar com misericórdia para estes vossos filhos que hoje aspiram a revestir-se do hábito consagrado. Purificai seus corações, fortalecei suas intenções e tornai-os dignos de vos servir com humildade e fervor. Que este rito seja para eles um marco de renovação interior e de total entrega à vossa santa vontade.

Por Cristo, Nosso Senhor. 

Ao terminar, o povo aclama: 

Ass.: Amém. 

Canta-se a invocação do Espírito Santo (Veni Creator) os eremitas prostrados e com o capuz de frente para o altar. 

PARA ESTAR DE JOELHOS

Logo após o cântico os eremitas tiraram o capuz e o celebrante faz a seguinte oração. 

Pres.: Ó Deus, fonte de toda luz e origem de toda vocação, que chamastes estes vossos filhos a trilharem um caminho mais perfeito de dedicação ao vosso serviço, infundi-lhes, por vosso Espírito, firmeza no propósito, fidelidade nos compromissos e generosidade na entrega. Que, revestidos do hábito, sejam também interiormente transformados, para que irradiem, com a própria vida, a presença de Cristo e da Virgem Maria no mundo.

Por Cristo, Nosso Senhor.

Ao terminar, o povo aclama: 

Ass.: Amém. 

Inicia a marcha Salve Aurora para o abraço e saudação dos novos eremitas.

Os eremitas voltam para os seu lugares, e segue-se para o rito da Santa Missa. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem