Por que fazeis o que não é permitido no dia de sábado?
Irmãos e irmãs, neste dia a igreja nos coloca para refletirmos sobre o evangelho de São Lucas, onde, em um sábado, Jesus, passando por uma plantação de trigo e seus discípulos com fome, arrancaram e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Alguns fariseus, vendo isso e querendo colocar Jesus como errado, fizeram a seguinte pergunta:
"Por que fazeis o que não é permitido no dia de sábado?".
Mas Jesus os respondeu:
"Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou os pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer esses pães." E ainda acrescentou: “O filho do homem é senhor também do sábado”.
Meus caros, esse diálogo de Jesus com os fariseus nos deixa claro com estas falas, que o sábado foi feito para o homem e não o contrário. E Jesus, com suas falas, causa uma revolta no coração dos fariseus, já que este dia era um dia de muita importância para eles, é o dia do descanso, é o dia em que, depois da criação, o próprio Deus descansou.
São Paulo, em suas cartas às comunidades cristãs da época, nos mostra que a observância do sábado não é mais obrigatória, pois, em Gálatas 4,9-11, Paulo repreende os cristãos que estavam retornando à observância de dias especiais:
"Agora, porém, que já conheceis a Deus, como podem voltar a elementos fracos e pobres e, de novo, servir a eles?" Observais dias, meses, estações, anos! Receio que me tenha afadigado inutilmente por vós! ".
A preocupação de Paulo através dessa repreensão era, acima de tudo, o medo de que seus irmãos na fé caíssem em heresia, já que a concentração em dias específicos de nos faz escravos e nos faz perder de vista a Cristo, que é o senhor de todos os dias e não somente do sábado.
Então, irmãos, que podemos tomar posse da liberdade de filhos que nos foram dados do batismo, e não voltar à escravidão que nos prende somente a dias e leis que o próprio Cristo aboliu, como diz na carta aos Efésios 2,15:
"e abolindo a lei com suas disposições e critérios, ele quis, assim, dos dois povos, formando em si mesmo um só homem novo, estabelecendo a paz".
Abençoe-nos Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Até a próxima, se Deus quiser.
Salve Maria!


Postar um comentário